Wednesday, November 23, 2011

No Tesouro-Museu da Sé, de 25/11 a 31/12 de 2011 EXPOSIÇÃO de PRESÉPIOS “ALTAR” DO ESCULTOR ALBERTO VIEIRA




CONVITE

O Director do Tesouro-Museu da Sé de Braga e o escultor Alberto Vieira têm o prazer de convidar VExa.para a inauguração da Exposição Altar, que terá lugar no próximo dia 25 de Novembro, Sexta-feira, no Tesouro-Museu da Sé de Braga, às 18h00.


O acesso à exposição é feito a partir da Loja do Museu, situada na Rua D. Diogo de Sousa, nº 114.
Tesouro-Museu da Sé de Braga
Rua D. Paio Mendes
4700- 424 Braga
T.             253 263317      
F. 253 263731




No Tesouro-Museu da Sé, de 25/11 a 31/12 de 2011
EXPOSIÇÃO de PRESÉPIOS “ALTAR
DO ESCULTOR ALBERTO VIEIRA


Vai ser inaugurada, no Tesouro-Museu da Sé de Braga, no próximo dia 25 de Novembro, sexta-feira, às 18h00, uma exposição de presépios intitulada Altar, sendo os presépios da autoria de Alberto Vieira.
A exposição é uma súmula de toda a actividade do escultor, que todos os anos presenteia o seu público com uma nova criação inspirada no nascimento de Jesus.
Ao consagrar a próxima exposição aos presépios de Alberto Vieira, o Tesouro-Museu da Sé de Braga pretende homenagear a obra deste artista bracarense.
Alberto Vieira é ceramista desde 1986 e, ao longo das últimas décadas, tem visto o seu trabalho ser reconhecido quer pelas inúmeras distinções que recebeu, mas também nas exposições individuais e colectivas onde tem participado. As suas esculturas podem ser apreciadas em diversos espaços públicos da cidade de Braga, em Vila Nova de Cerveira e em Museus, como o Museu da Olaria (Barcelos), Museu de Alberto Sampaio (Guimarães), Museu de Arte Contemporânea de Vila Nova de Cerveira, Museu do Vidro da Marinha Grande e no Mosteiro de S. Martinho de Tibães.

A paixão do escultor Alberto Vieira pela sua arte e a sua prática facilmente se reconhece nos presépios que moldou ao longo dos últimos 25 anos. Os seus presépios fazem parte da imaginária devocional de muitos bracarenses, mas também de tantos outros coleccionadores que, ano após ano, os procuram.
A exposição que agora se apresenta remete-nos para uma tradição secular que, na simplicidade do barro, evoca um tempo especial para todos aqueles que celebram o Natal. Nesta exposição, com o título de Altar, estará em destaque o presépio criado para o Natal de 2011. A explicação para a criação deste presépio em particular é-nos dada pelo seguinte texto que transcrevemos: “Aceitam-se presentes neste altar. Porém, se os não houver, aceitam-se palavras. (A importância está em dar). Mas se palavras não houver tão-pouco, aceita-se silêncio. Podemos partilhá-lo: também a isso se destina este altar. Logo veremos o que desse pacto nasce, o que germina dos vossos olhos nos meus e dos meus (sempre) nos vossos” (Manuel Alberto Vieira).

O Tesouro-Museu acolherá esta exposição do dia 25 de Novembro até ao dia 31 de Dezembro de 2011. Poderá ser visitada de Terça-feira a Domingo, entre as 09h30-12h30 e as 14h30-17h30.
O acesso à exposição é feito a partir da Loja do Tesouro-Museu, situada na Rua D. Diogo de Sousa, nº 114. A entrada é gratuita.
Para comemorar os 25 de anos de presépios estarão à venda na loja do Museu alguns exemplares que foram reproduzidos especialmente para venda neste espaço do Museu.

No comments: